Alessandra Oliveira Abreu
OAB/BA 22.623
Patricia Oliveira Abreu
OAB/BA 17.366
(77) 98821-8022,
(77) 99972-7070 - Vivo,
(77) 3082-1389
ATENDIMENTO 24Hs
OAB de Vitória da Conquista recebe visita da cúpula do Tribunal de Justiça da Bahia

OAB de Vitória da Conquista recebe visita da cúpula do Tribunal de Justiça da Bahia

20/05/2016

Na última quarta-feira (18), a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia – Desembargadora Maria do Socorro – e o Desembargador Corregedor Osvaldo Bonfim, acompanhados ainda das Desembargadoras Cynthia Resende, Josefina Maria e do Juiz Fred Pitta Presidente da AMAB – Associação dos Magistrados da Bahia – compareceram a sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Vitória da Conquista para receberem em nome do TJBA o Diagnóstico do Poder Judiciário que foi realizado a partir do formulário online enviado aos advogados eletronicamente.

O diagnóstico do Judiciário apresentou-se como um canal criado pela Comissão de Articulação do Sistema Judiciário da Subseção de Vitória da Conquista para ouvir a opinião de todos os advogados sobre o funcionamento do Poder Judiciário e do exercício de sua atividade em todas as suas esferas. Segundo a pesquisa feita junto aos advogados, dentre as prioridades da advocacia estão a nomeação imediata de Juízes para a 4ª e 5ª Varas Cíveis, a criação da 2ª Vara de Família e Sucessões, da 2ª Vara de Fazenda Pública e de um Juizado da Fazenda Pública, além do preenchimento das vagas de Juízes nas Vara Cíveis de Poções e Condeúba.

A Desembargadora expôs as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Tribunal, inclusive salientando sua preocupação com o pagamento dos funcionários até o final do ano, comprometendo-se a analisar com cuidado os demais pleitos da OAB de Conquista.

Na ocasião foram apresentadas as iniciativas da OAB para auxiliar o Poder Judiciário na prestação jurisdicional, tais como a ferramenta eletrônica criada para colher o Diagnóstico e o planejamento para realização de mutirões junto ao Judiciário e a criação da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, o que foi muito elogiado pelos Desembargadores presentes.

A Desembargadora Joanice Maria falou sobre as idéias da Subseção na seara da Justiça Restaurativa, ressaltando a importância do projeto, ao passo que o Juiz Fred Pitta e a Desembargadora Cynthia Resende destacaram a relevância de uma OAB atuante ao lado do TJ para fazer com que a justiça funcione a contento.

Por fim, o Corregedor Desembargador Osvaldo Bonfim destacou a necessidade do apoio da OAB com relação as medidas emergenciais que devem ser tomadas pelo TJ no que se refere a digitalização e indexação dos processos, de igual modo ressaltando as iniciativas da Subseção.

O Presidente da OAB disse ser um marco para a Subseção poder contar com a disponibilidade e o apoio dos diretores do TJBA, sendo uma honra receber a comitiva na sede da entidade, destacando que é missão da OAB e da advocacia contribuir para uma justiça célere e efetiva, salientando ainda que o órgão está fazendo todas as cobranças necessárias, principalmente com relação a implementação de novas varas e ao preenchimento das vagas de juízes.

A reunião foi acompanhada ainda por vários juízes e advogados da Subseção, inclusive os membros da Comissão de Articulação da OABidealizadora do encontro.